Com as chuvas, o tempo fica propício para o mosquito da dengue e isso reflete na confirmação de mais três casos positivos, conforme a Secretaria de Saúde de Presidente Prudente. Os novos registros foram divulgados nessa quarta-feira (23) pela VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal). Na última segunda-feira (21), o Instituto Adolpho Lutz havia confirmado dois registros, agora com mais três o número deste ano de 2011 sobe para 28 casos autóctones, isto é, casos que são contraídos dentro do próprio município.
Os registros foram confirmados nos jardins Paulista, Bongiovani e Humberto Salvador. Com a confirmação, o trabalho de nebulização é reforçado nos locais. Mas o problema não exclusivo dos bairros, pois também está no centro da cidade.
De acordo com educadora de saúde da VEM, Elaine Bertacco, houve denuncias de caixas d’água destampadas no centro da cidade. “O fluxo de pessoas que passam pelo Calçadão é muito grande e elas ficam expostas à doença. O número de caixas d’água destampadas no centro da cidade é assustador. Volto a conscientizar os moradores e também os lojistas a tomarem os cuidados básicos para prevenir o Aedes aegypti”, diz.
Elaine volta a pedir aos moradores para receber bem os agentes. “A orientação é que os moradores recebam com respeito nossos agentes. Já houve casos que o morador recebeu a equipe com roupas íntimas, o que constrangeu os trabalhadores”, relata.