O deputado estadual Mauro Bragato apresentou na Assembleia Legislativa projetos de lei que visam transformar seis municípios da região de Presidente Prudente em estâncias turísticas: Martinópolis, Teodoro Sampaio, Iepê, Rosana, Panorama e Paulicéia.
Estância turística é um título concedido pelo governo do Estado a cidades que apresentem características turísticas e determinados requisitos, como condições de lazer, recreação, recursos naturais e culturais específicos. Os municípios com este status podem receber aportes financeiros específicos para incentivo ao turismo.
O projeto de lei nº 171 destaca o Balneário da Represa Laranja Doce. “Às suas margens está implantado todo um complexo turístico que constitui no importante centro de atração turística de quase toda a 10ª Região Administrativa do Estado de São Paulo e norte do Paraná”, afirma o deputado, defendendo a mudança de Martinópolis para estância turística.
No projeto 167, o Bragato ressalta a importância do Parque Estadual do Morro do Diabo, localizado no município de Teodoro Sampaio. Segundo a proposta, a classificação representará uma conquista ao município.
“Para a comunidade de Teodoro Sampaio, classificar o município como estância turística representa uma conquista tanto para a população local quanto para os visitantes, que buscam no parque a prática do ecoturismo”, informa. O parque possui uma área de 33.845,33 hectares, onde se concentra um dos principais redutos do mico-leão-preto do país.
Bragato aponta os recursos naturais existentes em Iepê no projeto 172, como córregos, rios sem poluição, quedas d’água como a Cachoeira do Moacir, o reservatório da Usina Hidrelétrica de Capivara. Além de eventos culturais como as festas de Reis, das Nações e da Padroeira da Cidade.
“Além das belezas naturais, como a ilha no lago da hidrelétrica denominada Parque Ecológico Auriverde, o município conta com o Espaço Cultural Armando Cavichiolli, bem como o Museu do Índio, que possui um rico acervo e a maior urna funerária já encontrada no Brasil”, ressalta Bragato.
“Transformar Rosana em estância turística permitirá reconhecer a vocação especial do município para o turismo e o lazer. Gerará, com apoio do Estado, um novo ciclo de prosperidade e desenvolvimento regional com emprego e renda que a região tanto necessita”, destaca o deputado no projeto de lei 168.
O deputado ainda defende a transformação de Panorama em estância turística através do projeto 173. Panorama está localizada na divisa do Estado de São Paulo com o Mato Grosso do Sul, às margens do imenso lago da Hidrelétrica Sérgio Motta.
Bragato também apresentou a proposta 169, que transforma o município de Paulicéia em estância turística, ressaltando os recursos naturais e paisagísticos do município localizado às margens do Rio Paraná.