O prefeito de Panorama José Milanez Júnior (Ting) e vereadores recepcionaram no final da tarde de segunda-feira (25), um grupo de empresários, responsável pela criação de uma mineradora de extração de argila a 15 km da cidade. A retirada do minério começará a partir da liberação da Cetesb.
A mineradora será a segunda em funcionamento no município e, o investimento estimado nesse empreendimento poderá chegar a R$ 1,5 milhão, segundo o empresário Jeferson Platzeck Estrella. A primeira mineradora é a Aldeia do Lago, gerida pelo Grupo Leonardi.
Acompanhados da diretoria da Incoesp (Cooperativa das Indústrias Cerâmicas do Oeste Paulista), Estrella relatou que a área da mineradora tem uma reserva de 10 milhões de metros cúbicos de argila disponíveis nos 250 hectares da fazenda. “As cerâmicas de Panorama e região por falta de argila não vão paralisar suas atividades oleiras”, afirmou.
Assim como contrapartida da Mineradora Aldeia do Lago, a Mineradora Colonial destinará uma porcentagem mensal, não revelada, para a área da Saúde.
De acordo com a provedora da Santa Casa, Maria Luzinete, a despesa é de R$ 113 mil/mensal.
O prefeito Ting relatou que a Prefeitura destina 25% do orçamento na Saúde, valor ainda insuficiente para sanar os problemas do setor.
Em agradecimento a solidariedade dos investidores, o prefeito destacou o espírito empreendedor da família Estrella e Platzeck, elogiando em seguida a Incoesp e empresários ceramistas pela grande parceria em prol o município.