A Secretaria da Saúde de Presidente Prudente, por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), confirmou na tarde desta segunda-feira (09/05) mais 18 casos de dengue autóctones, isto é, contraídos dentro do município. Prudente contabiliza 130 casos da doença neste ano. Até a última sexta-feira (06/05) eram112 o total de notificações positivas da doença datado desde janeiro.
Conforme a educadora de Saúde, Elaine Bertacco, os 18 novos casos foram confirmados no Centro (2 casos), Jardim Paulista (2), Vila Euclides (3), Vitória Régia, Parque São Judas, Jardim Regina, Jardim Eldorado, Jardim Planalto, Vila Boscoli (2), Jardim Prudentino, Vila Esperança, Jardim Guanabara e Conjunto Habitacional Ana Jacinta.
Do início do ano até agora foram computadas 654 notificações e existem atualmente 50 casos suspeitos aguardando resultados. Diante dos números que não param de crescer, as autoridades de saúde apelam para que a população também faça sua parte no combate à doença. Sobre o trabalho iniciado na última segunda-feira (02/05), de notificar dono de imóveis e terrenos onde forem encontrados focos da dengue, ela revela que até agora já foram confeccionados 17 autos de infração, sendo 10 para a situação de dengue (dos quais, três para o comércio) e outros sete para imóveis que apresentaram condições propícias para proliferação do mosquito palha, vetor da LVA (Leishmaniose Visceral Americana).
“No caso da dengue, as larvas recolhidas foram para análise para confirmação. Lembrando que o dono do imóvel onde foi elaborado o auto de infração tem 30 dias para entrar com defesa. Ele pode recorrer na Vigilância Epidemiológica mesmo”, termina.