A geração de empregos, principalmente para jovens, será uma das conquistas de Araçatuba com a construção de um estaleiro e de uma base de armazenamento e distribuição de etanol na cidade.
E para garantir o acesso à qualificação profissional necessária, o Governo Municipal iniciou ontem uma série de estudos de viabilidade de instalação de cursos gratuitos de curta duração em parceria com a Marinha. Para isso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho está fazendo uma série de visitas técnicas.
Nesta sexta-feira (18), o comandante Gilberto Maciel da Silva, que é gerente de operações institucionais da Transpetro, foi conhecer diversas instituições de ensino técnico de Araçatuba ao lado do secretário de Desenvolvimento, Carlos Farias. Ambos ficaram muito felizes com a receptividade das escolas e dos estudantes.
Silva explicou que até 2015 serão abertas 400 vagas de trabalhos para trabalhar diretamente no transporte fluvial. Os salários variam de R$ 1 mil a R$ 2,5 mil. Para aproveitar a oportunidade, os candidatos, que devem ter mais de 18 anos, deverão acompanhar a abertura de vagas nos cursos oferecidos pela Marinha. Este monitoramento pode ser feito por meio do site www.mar.mil.br.
“A Marinha divulga, no site, periodicamente, os editais com os cursos disponíveis e os requisitos necessários. Há a possibilidade de se fazer a capacitação em Barra Bonita ou aqui mesmo em Araçatuba”, disse ele.
A formação dos profissionais aquaviários consiste em quatro meses de estudos em tempo integral e mais dois meses de estágio em embarcação.
Farias ressaltou, ainda, que a cidade também contará com empregos na construção do estaleiro e na fabricação de barcaças. E que os profissionais desta área, como soldadores, estão sendo formados pelo Senai. Serão mais de mil vagas.
“Estamos vivendo um momento muito importante na economia de nossa cidade”, afirmou o secretário.