Concessionária adota medidas para redução de colisões traseiras com veículos pesados na SP-270
De Bauru a Presidente Epitácio foram registrados na SP-270 neste ano, 32 acidentes envolvendo veículos pesados
Assessoria de Imprensa-CART
Entre as ocorrências de maior severidade, as colisões traseiras são um desafio para setores de inteligência de tráfego que estabelecerem medidas de prevenção. Nas rodovias administradas pela CART Concessionária de Rodovias, foi identificado um aumento de 23,08% nos acidentes de colisões traseiras envolvendo veículos pesados na comparação entre o primeiro semestre deste ano e o do ano passado.
De Bauru a Presidente Epitácio, no segmento de 444 quilômetros que compreende o Corredor CART, foram 32 acidentes neste ano que envolveram veículos pesados. Trechos onde o perfil da pista é em aclive merecem atenção redobrada, devido à redução de velocidade no tráfego de veículos pesados.
Segundo a CART a medidas adotadas para reduzir acidentes com veículos pesados, principalmente em aclives, surtiram efeitos de curto prazo em dois trechos que eram considerados de alta criticidade.
Na SP-270 – Rodovia Raposo Tavares, km 436+600, sentido capital/interior, em Assis e na SP-225 – Rodovia João Baptista Cabral Rennó, km 300 sentido interior/capital, em Santa Cruz Do Rio Pardo, foi implantado um sistema que detecta através de sensores, veículos com velocidade abaixo da metade da velocidade diretriz da rodovia e que são potenciais para possíveis colisões.
Após identificação pelos sensores dos veículos em baixa velocidade, dispositivos luminosos acendem de forma intermitente, chamando a atenção, como forma de alerta aos demais veículos que estão vindo logo atrás, o que aumenta consideravelmente a segurança viária.
Durante as análises feitas, desde sua implantação, em julho de 2022 até o momento, os pontos onde a solução foi implantada, o número de casos de acidentes por colisões foi reduzido em 21,98% considerando a média anual.
O sistema, batizado de Rampa Segura, possui um sensor de tráfego capaz de detectar veículos com velocidade abaixo de 55 km/h (parametrizável). A passagem de veículo lento aciona o sistema de iluminação intermitente desde uma placa de sinalização “Tráfego Lento a Frente” ao sequencial de LED´s instalados em postes colapsíveis às margens da rodovia, indicando ao motorista que segue atrás, em velocidade superior, da necessidade de redução de velocidade, bem como, se necessário mudar de pista para seguir viagem.