Comemoração dos 20 anos da Unesp em Dracena

Comemoração dos 20 anos da Unesp em Dracena

Sessão solene ocorrerá no auditório da FUNDEC

 

POR: STAEPE/FCAT

Há 20 anos a Unesp iniciou as suas atividades no município de Dracena. Para celebrar a data, haverá uma sessão solene na qual a Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas (FCAT) – Câmpus de Dracena receberá o Pró-reitor de Extensão Universitária e Cultura da Unesp, professor Raul Borges Guimarães, representando o Reitor da Unesp, professor Pasqual Barretti.  O evento ocorrerá no auditório “Prof. Geraldo Mariano Alves” da Fundação Dracenense de Educação e Cultura – FUNDEC.

Será dado início a cerimônia às 15 horas do dia 18 de agosto. Toda a comunidade dracenense está convidada para assistir ao evento presencial ou virtualmente, ao vivo pelo canal da FCAT no Youtube.

 

Breve linha do tempo da Unesp em Dracena- O processo de criação do Câmpus de Dracena teve seu início em uma reunião extraordinária do Conselho Universitário da Unesp no Câmpus de Araçatuba – SP em 28 de novembro de 2002

O curso de bacharelado em Zootecnia da então Unidade Diferenciada de Dracena, teve seu início em 2003, ainda nas instalações da FUNDEC.

No dia 28 de março de 2006, foram inauguradas as instalações físicas do Câmpus de Dracena, na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, no município de Dracena. Neste momento, a Unidade Diferenciada de Dracena foi denominada Câmpus Experimental de Dracena.

Em 2012, foi implantado o programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia Animal, nível de mestrado acadêmico, fruto de uma parceria entre o Câmpus Experimental de Dracena e a Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira.O Campus Experimental de Dracena passou a oferecer o curso de graduação em Engenharia Agronômica no ano seguinte.

No dia 29 de setembro de 2015, a unidade da Unesp em Dracena deixou de ser Câmpus Experimental e constitui-se como Unidade Universitária, tornando-se a Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas – Câmpus de Dracena.

A consolidação do câmpus foi seguida pelas criações dos Departamentos de Produção Animal e de Produção Vegetal em 2020 e, em 2023, da Unidade Auxiliar de Ensino, Pesquisa e Extensão Agropecuária, cujo objetivo é oferecer suporte às atividades ligadas aos cursos de Graduação da FCAT e aos programas de pós-graduação aos quais vinculam-se os docentes da FCAT.