No dia 25 por volta das 7h, Policiais da Base Operacional de Presidente Epitácio receberam solicitação de que em uma residência situada na rua Antonio Marinho de Carvalho, Vila Santa Rosa em Presidente Epitácio havia uma onça parda (Puma concolor), popularmente conhecida como suçuarana.
De imediato uma patrulha composta pelo 1º tenente PM Guarizi, 1º sargento PM Sorge, 1º sargento PM Demétrio, cabo PM Favareto e soldado PM Lopes foi até o local e constatou que se tratava de um animal adulto e estava no quintal da residência. Também compareceram no local a Vigilância Sanitária, o médico veterinário do Ibama, José Eduardo Albernaz e a médica veterinária ReginaYukie Seki.
Em razão do pouco espaço para realizar o manejo do animal, aliado ao porte físico, houve a opção de usar pistola de ar comprimido para lançamento de dardo tranqüilizante, que foi dosado pelos veterinários que acompanhavam a operação.
Após a suçuarana ser sedada e enjaulada, pode-se constatar que se tratava de um macho sub-adulto de aproximadamente três anos de idade e em perfeitas condições físicas para a soltura em seu habitat.
Após a recuperação do animal, os Policiais Militares Ambientais transportaram-no até o Parque Estadual Morro do Diabo em Teodoro Sampaio, onde foi solto.
É a Polícia Militar do Estado de São Paulo fazendo-se presente nos rios com equipes embarcadas, no campo e nas áreas urbanas com as patrulhas rurais e no ar com o helicóptero águia, dentro da filosofia de Direitos Humanos, Gestão pela Qualidade e Polícia Comunitária, utilizando racionalmente a gestão de pessoas e os meios materiais.
Com informações da Ambiental