Incêndio destruiu dezenas de hectares de cana e pastagens no município de Santa Mercedes ontem (19). O fogo que teria sido notado por volta de meio-dia devastou em poucos minutos o que estava pela frente. 

Pequenos agricultores como foi o caso de Francisco Neto e Luiz Carlos munidos com baldes de água tentavam afastar as chamas vindas em direção às casas. A sitiante Geneci dos Santos de Oliveira ficou aliviada depois de saber que a vaca, o bezerro e as duas éguas haviam sido soltas pelos policiais militares que passaram alertando os moradores da área rural. Por outro lado, alguns animais não tiveram tanta sorte assim e acabaram sendo atingidos pelo fogo. 

A mesma sorte não teve Claudionor Sizino dos Santos, de 79 anos, que embora tenha sobrevivido ao que a filha antecipou ser um desastre, acabou vendo dois cômodos da casa sendo destruído pelas chamas e toda a plantação de café e banana acabar em cinzas. Policiais militares tiraram os moradores da casa minutos antes do fogo.  

As chamas chegaram a alcançar o gramado da creche municipal de Terra Nova d’Oeste. A escola foi evacuada as pressas. Não houve feridos. 

Uma criança de 2 anos, moradora de um sítio atingido pela queimada foi encaminhada ao PSF de Terra Nova, assim como dezenas de famílias que receberam a orientação dos agentes de saúde que percorreram casa a casa. 

O prefeito de Santa Mercedes, Rodrigo Theodoro, convocou em caráter de urgência funcionários da saúde que estavam de folga para ajudar na prestação de socorro.

Até por volta das 19 horas de ontem, o distrito Terra Nova d’Oeste estava sem o fornecimento de energia elétrica – três postes da rede caíram em decorrência do fogo. 

A reportagem tentou fazer contato com o prefeito, porém não obteve sucesso porque ele não estava na cidade naquele momento, mas junto a seus assessores que estiveram no local na tarde de ontem, recebeu a informação de que não havia sido registrada nenhuma vítima mais grave e nenhum prejuízo ao patrimônio público. Também informou que o prefeito Rodrigo Theodoro percorreria os locais ainda na data do ocorrido.

O Helicóptero Águia da Polícia Militar também ajudou a combater o fogo.