As aulas do Proerd prosseguem nas quatro escolas da rede municipal de ensino panoramense, sob a instrução do policial Wilson Cezar Barros. Escolas particulares também participam.
Além das aulas, o programa tem abordado questões da estrutura familiar e dependência química em palestras desenvolvidas com os pais. No final do semestre, o Proerd deverá formar 380 alunos entre Panorama e Paulicéia, segundo informou Barros.
Com encontros semanais com uma hora de duração, o policial Barros usa da dinâmica para atrair a atenção dos estudantes que escutam atentamente as explicações do instrutor para depois responderem questões relacionadas às explicações apresentadas em sala no livro do estudante (cartilha do Proerd).
O livro de 44 páginas é o principal material didático utilizado durante as aulas do Proerd que estimula habilidades do estudante ao responder os questionamentos: definição, análise, atuação e avaliação.
O teatro é uma das formas de apresentar na prática como de fato acontecem o oferecimento das drogas e agir para recusá-las.
Na grade do programa são acrescentadas aulas de trânsito, trote e cerol.