Hoje, a Secretaria de Estado da Habitação, por  meio  da  Companhia  de  Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), faz plantão  de  atendimento  no  município  de  Irapuru, das 8 às 14h, no Centro Cultural (Av. Nove de Julho, 298).

O objetivo é renegociar dívidas de moradores inadimplentes e regularizar contratos de gaveta.

A ação faz parte da campanha “Fique em Dia com a sua Casa”, lançada para promover a regularização financeira e contratual em todo o Estado. Serão cerca de 400 plantões de atendimento até o final do ano nas cidades com maior número de contratos ativos.

A CDHU oferece condições facilitadas para a renegociação de dívidas. Moradores que possuem “contrato de gaveta” também podem regularizar a situação. A estimativa da Companhia é aumentar a arrecadação em cerca de 40 milhões.

“Com os plantões, a CDHU oferece a oportunidade aos mutuários de quitarem, por exemplo, apenas 10% daquilo que devem, e depois renegociar o restante pagando até 5% do salário mínimo. Podem também, inclusive, entrar em  um  processo  para  ampliar  o  prazo de pagamento. Com isso, desejamos chegar  a  um  acordo  onde  todos  fiquem satisfeitos”, diz Silvio Torres,

secretário de Estado da Habitação.

Os mutuários terão alternativas e facilidades para regularizar débitos. A  dívida  pode  ser parcelada mediante amortização mínima de 10% do total, facilitados  em  até três vezes. O FGTS pode ser utilizado para quitação do saldo  devedor.  A  parcela  mensal mínima será equivalente a 5% do salário mínimo,  R$  28,00.

O  mutuário que quitar o débito à vista será isento de juros  de  mora. Quem  já  efetuou  algum  acordo  com a CDHU no passado e encontrou  dificuldades  em  cumpri-lo  terá  uma  nova  oportunidade  para renegociar toda a dívida.

Moradores  que  adquiriram  imóveis  por  meio  de “contratos de gaveta” poderão regularizar a situação. Para isso, devem comprovar que se enquadram no perfil de atendimento da CDHU e o documento deve estar de acordo com os requisitos  legais e administrativos. Nesses casos, o financiamento poderá ser transferido ao comprador.

Pela  Internet (www.habitacao.sp.gov.br) ou pelo telefone 0800 880 2146, o  interessado poderá se informar sobre a campanha, verificar os locais dos plantões  e  os  documentos  necessários para a negociação. O mutuário pode também pelo site obter informações sobre o financiamento, emitir boletos de pagamento,   calcular   o  débito,  parcelar  dívida,  fazer  propostas  de renegociação, entre outros serviços.