A Sabesp continua prestando serviços de água, coleta e tratamento de esgoto em Nova Guataporanga mesmo sem a renovação do contrato. A Câmara Municipal de Nova Guataporanga votou contra o projeto que visava autorizar o Poder Executivo a assinar o contrato de programa com a empresa, durante sessão no último dia 29. O projeto recebeu 5 votos (desfavoráveis) contra 4 (favoráveis).
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Nova Guataporanga. O secretário de administração Antônio Aparecido Dário informou que o município não tem condições de assumir o serviço e que o projeto voltará a ser discutido. Dário ressaltou a eficiência do serviço desenvolvido pela empresa, lembrando do período em que a Sabesp não atuava na cidade e a população ficava vários dias sem abastecimento de água.
Também pontuou que os moradores reclamam do valor da tarifa de água e esgoto. “Não temos condições de infraestrutura equiparada ao serviço oferecido pela Sabesp e também sabemos da qualidade da água tratada pela empresa. O novo contrato não é de concessão, e sim de programa, o que significa que, é adequado por períodos e de tempos em tempos será discutido. Agora, o valor das tarifas não está na nossa alçada uma vez que é regulado por uma agência do Estado (a Arsesp – Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo)”, diz.
O contrato de 30 anos com a empresa venceu em agosto do ano passado. A Sabesp é uma empresa de economia mista responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos de 364 municípios do Estado de São Paulo.