Nos dias 3, 4 e 5 de outubro, no salão nobre da Escola Municipal Ana Thereza Copetti Ferreira, em Tupi Paulista, houve treinamento básico para os agentes comunitários de saúde das cidades de Dracena, Ouro Verde, Santa Mercedes, Nova Guataporanga, Monte Castelo e Tupi Paulista. Os temas abordados foram: dengue, leishmaniose, escorpião e doença de Chagas.

A monitora do treinamento foi a representante da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) Maria Célia Futigame. Ela destacou que a dengue, leishmaniose e doença de Chagas são as principais endemias brasileiras, em razão do alto número de pessoas acometidas todos os anos em todo o território nacional.

O controle é baseado principalmente no combate a focos do mosquito, do escorpião, com a limpeza das residências, comércio e quintais, por isso, a importância da colaboração da população, visto que a grande maioria dos focos é encontrada em residências e imóveis comerciais.

A identificação das pessoas doentes, além de possibilitar aos gestores acompanhar a distribuição e evolução das doenças, permite intensificar as ações de controle em áreas onde está ocorrendo transmissão.

O treinamento é resultado de parceria entre as prefeituras, através das Secretarias de Saúde e Sucen. Participaram também as profissionais de IEC (Informação, Educação e Comunicação) Lienai Nascimento de Tupi Paulista e Josi de Oliveira de Nova Guataporanga, além do supervisor da EMVICEN de Tupi Paulista, Jairo dos Santos Silva.