Ontem, foi encerrado o 1º Torneio de Técnicas e Táticas Policiais da Escola Superior de Soldados em Junqueirópolis. O evento contou com a participação de todos os alunos soldados, que foram submetidos à simulação de ocorrências policiais e de tiro policial para a preservação da vida avaliadas de acordo com as normas institucionais e do Ordenamento Jurídico.
Compareceram várias autoridades civis e militares, entre elas, Daniela Angeloti, procuradora seccional do Estado, Margarete de Cássia Lopes, presidente da OAB de Dracena, José Roberto Gandolfi, presidente do Conseg de Junqueirópolis, tenente coronel Vadilson dos Santos, veterano da Polícia Militar e tenente coronel Adelino dos Reis representando o comandante do CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior), coronel Francisco Lozzi.
O objetivo do torneio é desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes nos novos soldados de forma a incrementar os aspectos de dedicação, trabalho em equipe, disciplina, eficiência técnica e autoconfiança, qualidades indispensáveis ao profissional de segurança pública.
Além da competição saudável, a atividade é uma ótima oportunidade para reforçar os valores da profissão Policial Militar, mensurar o desempenho e aperfeiçoamento profissional por meio da avaliação do nível tático e técnico de cada um, tendo como prioridade a excelência no atendimento à comunidade.
Os ganhadores do torneio foram: em 1º lugar os soldados 2ª Classe Finoti e Rodrigues do 1º pelotão, em 2º lugar os soldados 2ª Classe Yoshio e Amorim do 3º Pelotão e em 3º lugar os soldados 2ª Classe Chimenes e Guimarães do 2º Pelotão.
O tenente coronel Vadilson dos Santos foi homenageado pelos alunos soldados com uma singela lembrança de agradecimento pela concretização da construção da Escola Superior de Soldados em Junqueirópolis. Vadilson foi um dos idealizadores da obra quando estava no comando interino do 25º Batalhão de Polícia Militar do Interior em 1998.
Segundo o major Silvio César Saraiva, comandante interino do batalhão, os 78 alunos soldados do módulo especializado já estão finalizando suas atividades na Escola Superior de Soldados. Informou que no próximo dia 27, ocorrerá a formatura na cidade de São Paulo de aproximadamente 2.250 novos policiais militares que serão classificados em diversas Organizações Policiais Militares da capital e interior do Estado, e a realização deste torneio foi a despedida desta turma de soldados.