Chuvas cessam incêndios; área afetada pode chegar a 10 mil hectares em Lucélia e Salmourão
As chuvas do final de semana cessaram os incêndios que destruíram áreas de vegetação, lavoura e pastagens em Lucélia, na região do bairro União. Os primeiros focos de incêndio começaram na quinta-feira (22), quando também atingiram áreas em Adamantina, e se deslocaram pelas áreas verdes. Na sexta-feira (23) ganharam proporções ainda maiores, sobretudo em razão dos ventos. As chamas começaram a perder força no final da tarde de sexta, permanecendo focos isolados.
O alívio chegou no sábado, com as chuvas. Mesmo em pouca intensidade, foram suficientes para cessar o fogo e trazer certo alívio aos proprietários rurais, moradores e autoridades.
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) de São Paulo divulgou boletim na manhã deste domingo (25) com informações sobre frente fria e chuvas no estado. Nesse sábado, o governo de SP chegou a registrar mais de 40 focos de incêndio e fumaça intensa em várias regiões. A atuação das equipes de combate ao fogo e as chuvas alteraram a situação e ainda à noite os focos já tinham caído pela metade.
De acordo com dados da Polícia Militar Ambiental, a partir de monitoramento por imagens de satélite, dados preliminares apontam que os estragos atingem um cenário com cerca de 10 mil hectares, nos territórios de Lucélia e Salmourão.