Com a saída do juiz titular Júlio da Silva Branchini, do Fórum da Comarca de Panorama, os diálogos em torno da instalação da 2ª Vara Judicial voltaram a emperrar. Apenas o juiz titular tem autonomia para dar andamento no pedido da instalação da 2ª Vara. 

Atualmente na vara única da Comarca tramitam 16 mil processos para um juiz e um promotor e, com a implantação de outra vara, o Fórum passaria a contar com dois juízes e dois promotores. Realidade bem diferente da existente no Fórum de Tupi Paulista que possuem 5.743 processos distribuídos para duas varas judiciais. 

Até então, o único resquício concreto da instalação dessa Vara Judicial é a mobília guardada numa das salas do Fórum de Panorama.  

Branchini que atuava em Panorama desde meados de novembro do ano passado, foi substituído na quarta-feira (16) pela juíza substituta Ligia Maria Pegão Nave, que não tem permanência definida até então.

Forças políticas do município apoiadas a deputados estaduais têm tentado acelerar as conversas da liberação da 2ª Vara para Panorama com o Tribunal de Justiça de São Paulo