A Comissão de Enfrentamento às Drogas (CED) promoveu no último dia 11, no Junqueirópolis Esporte Clube (JEC), o I Fórum de Enfrentamento às Drogas. Participaram representantes de diversos segmentos da sociedade com o objetivo de discutir e viabilizar soluções para diminuir o uso de drogas lícitas e ilícitas no município.

Foi organizado em parceria com a Prefeitura, através da Diretoria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e contou com a presença de aproximadamente 300 pessoas.

De acordo com o médico neurologista Sérgio Irikura, de Araçatuba, que ministrou palestra sobre dependência química, o primeiro contato com as drogas está ocorrendo cada vez mais cedo.

“Motivados pela curiosidade e pelo apelo social, meninos e meninas estão deixando de lado os brinquedos da infância para se aventurarem com o uso de álcool, fumo e substâncias entorpecentes. O resultado é a dependência, doença que não tem cura, apenas tratamento”, alertou.

Através de estudos e pesquisas, o médico constatou que quase 10% das crianças na faixa etária entre 9 e 13 anos já experimentaram algum tipo de droga. Entre os 13 e os 17 anos, 5% relataram a experiência. A porta de entrada continua sendo o álcool, uma das drogas lícitas mais populares.

Durante o fórum também foram apresentadas as propostas das ações a serem executadas na prevenção contra as drogas no município. A Comissão de Enfrentamento às Drogas se reunirá em breve para fazer uma nova avaliação das 12 propostas apresentadas.