Com 28 mil pessoas com doses em atraso, Dracena realiza mobilização para vacinação contra Covid-19
A Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública realiza uma mobilização de vacinação contra a Covid-19, nesta quinta-feira (20), das 17h às 20h30, na Sala de Vacinas do Centro de Saúde 1, o Postão, na Rua Espírito Santo, 135, no bairro Metrópole, em Dracena (SP).
O objetivo é atender crianças e adultos com doses em atraso ou que ainda não receberam nenhuma etapa de imunização contra a doença.
A ação decorre do aumento de casos positivos.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, desde 1º de janeiro deste ano, foram registrados em Dracena 211 casos positivos e, desse total, 178 pacientes estão curados, 30 em isolamento domiciliar e dois internados. No mesmo período, houve um óbito.
Podem receber o imunizante:
- Pessoas com 60 anos ou mais, uma dose a cada 6 meses;
- Pessoas com comorbidades;
- Crianças de 5 a 11 anos que nunca tomaram nenhuma dose;
- Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias;
- Crianças acima de 12 anos que nunca tomaram nenhuma dose;
- Grupo especial;
- Mulheres grávidas com uma dose por gestação; e
- Pessoas imunossuprimidas (condição em que o sistema imunológico apresenta enfraquecimento).
Conforme a vigilância, são mais de 28 mil pessoas que estão com doses em atraso no município, diante de uma população de aproximadamente 45 mil habitantes.
Sintomas
A Secretaria de Saúde e Higiene Pública solicita que a população fique atenta aos sintomas da doença, como tosse, dor de garganta, coriza, perda de paladar, perda de olfato, diarreia, dor abdominal, febre, calafrios, mialgia, fadiga e cefaleia.
Em caso de suspeita, a orientação é para que a pessoa procure uma Unidade Básica de Saúde. A secretaria reforça que o exame de teste rápido para diagnóstico da Covid-19 é realizado apenas nas UBSs e não no Pronto Atendimento Municipal (PAM).
Prevenção
Além da vacina, outras formas de prevenção contra o vírus incluem:
- lavar as mãos com água e sabão frequentemente;
- usar máscara facial em caso de suspeita e sintomas gripais;
- se testar positivo, evitar sair de casa até o período de isolamento prescrito pelo médico e não compartilhar objetos entre os membros de convívio.