Às 10h de hoje, está prevista a inauguração do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), na avenida Rodion Poldosky, 2375, no bairro Marrecas. O prefeito José Milanez Júnior (Ting), vereadores e representantes de seguimentos do município deverão marcar presença na solenidade, assim como Rejane de Menezes Sanches, diretora da Drads (Diretoria Regional de Assistência Social e Desenvolvimento Social) de Dracena e Esmeralda Hissami Sato, segunda substituta da diretoria.

De acordo com a Drads, Panorama é a 21ª cidade a implantar o Cras entre os 22 municípios jurisdicionados à diretoria. Falta agora ser implantado em Flórida Paulista. Rejane comemorou as implantações dos centros em toda região destacando o avanço na política de assistência social na Nova Alta Paulista.

CRAS – Atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), dada sua capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

Também possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.

O principal serviço do Cras é o de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), cuja execução é obrigatória e exclusiva. Este consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.