A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), confirmou nesta quinta-feira (29/12) um novo caso de dengue em Presidente Prudente. Desta vez, a vítima da doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti foi uma mulher moradora da Vila Formosa.
Com esta confirmação, o município encerra 2011 com 182 casos. Porém, a educadora de saúde da VEM, Elaine Bertacco, acrescenta que o cenário pode ser alterado já que atualmente dez exames suspeitos aguardam resultados no IAL (Instituto Adolpho Lutz).
Conforme a educadora, a equipe de agentes de combate a endemias da VEM já foi enviada ao bairro onde reside a mulher infectada para agilizar o trabalho de nebulização e bloqueio para o controle de criadouros.
A educadora divulga ainda balanço detalhado e realizado pela Vigilância Epidemiológica, o qual especifica áreas com mais casos da doença; sexo e idade dos contaminados; bem como os meses mais críticos.
Com 51 casos registrados, a área V, que compreende os jardins São Judas, Paulista, Aviação, Santa Helena, vilas Geni, Machadinho, entre outros bairros, lidera o cenário. Na sequência aparece a área III (Cerejeiras, jardim das Rosas, Cinquentenário, Central Park, entre outros) com 39 casos.
Na área I foram 16 confirmações da doença; na II totalizou 17 casos; na área IV foram contabilizadas 25 confirmações; na área VI, 21 casos; e na área VII foram 11 pessoas infectadas. No distrito de Montalvão foram contabilizados dois casos de dengue. O jardim São Judas, Vila Geni e Ana Jacinta, foram os bairros que mais tiveram registros da doença no município, com 15, 10 e 9 casos, respectivamente. Ao todo, foram 116 mulheres e 88 homens. Sendo que a pessoa mais nova que contraiu a dengue tinha sete meses, e a mais velha, 90 anos de idade.
De acordo com Bertacco é preciso ficar atenta aos sintomas da doença. “Qualquer alteração a pessoa já deve procurar assistência médica. Muitas vezes o contaminado apresenta somente um sintoma da doença. Por isso, assim que sentir algum dos sintomas comuns é importante procurar um médico”, salienta. Entre os sintomas da dengue estão: dor de cabeça, dor no corpo, febre, vômito, dor abdominal e diarréia.