Fiscalização identifica gaiolas em varanda e homem é multado por manter aves silvestres em cativeiro, em Teodoro Sampaio
Um homem, de 39 anos, foi multado nesta quinta-feira (1º) em R$ 1,5 mil por manter aves silvestres em cativeiro, sem licença do órgão ambiental, em Teodoro Sampaio (SP).
De acordo com a Polícia Militar Ambiental, durante patrulhamento pelo bairro Vila Furlan uma equipe avistou algumas gaiolas na varanda de uma casa e realizou a abordagem.
Após contato com o morador, a polícia encontrou duas aves silvestres da espécie canário-da-terra-verdadeiro (Sicalis flaveola) e uma ave da espécie sabiá-poca (turdus amaurochalinus). Os passáros estavam sem anilhas de identificação.
O suspeito alegou que pegou as aves há pouco tempo, em uma área verde próxima de sua residência, e disse que não sabia que era proibida a criação sem licença.
Diante das constatações, o homem recebeu um auto de infração ambiental no valor de R$ 1.500, conforme infringência ao artigo 25 parágrafo 3°, inciso III da Resolução Sima-05/21.
As aves estavam em estado bravio, com sinais de terem sido capturadas recentemente na natureza. Por este motivo, foram soltas em seu habitat natural. As gaiolas foram destruídas.
A ocorrência será oficiada ao distrito policial por infringir o artigo 29, parágrafo 1°, inciso III da lei federal 9605/98 e o envolvido responderá criminalmente.