Trinta e três alunos da primeira turma de técnico em Química colaram grau na noite de sexta-feira (6), no Centro Comunitário de Santa Mercedes. A solenidade homenageou o professor Ademir de Castro, ex-diretor da escola Oscar Pedroso Horta, pela dedicação ao ensino. O assessor do deputado Mauro Bragato, Kleber Bragato, e alguns vereadores estiveram presentes.
Cleiton Galdino do Nascimento foi homenageado como o melhor aluno da turma. O presidente da Câmara, Valdir Verona, paraninfo da turma enalteceu os formandos e professores.
O prefeito e patrono da 1ª turma de formandos, Rodrigo Theodoro, agradeceu a atenção da equipe da Etec Carmelina Barbosa e dos deputados Mauro Bragato e Edson Aparecido pelos esforços na implantação de uma sala descentralizada do curso na escola Oscar Pedroso Horta.
Theodoro lembrou da época em que muitos jovens mercedenses concluíam o ensino médio e deixavam seus familiares para tentar a vida em outras cidades do Estado em busca de oportunidade. E ressaltou a ampliação do espaço físico da escola com a construção de duas salas de aula em fase de término. A obra financiada pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) está orçada em R$ 200 mil.
O homenageado Ademir de Castro contou detalhes da primeira implantação do curso técnico em Química em 1978, emocionando-se em determinados momentos sobre as expectativas da volta do curso à cidade.
CURSO – O técnico em química é o profissional que executa ensaios físico-químicos, participa do desenvolvimento de produtos e de processos, supervisiona a operação de processos químicos e operações unitárias de laboratório e de produção, opera equipamentos em conformidade com normas de qualidade, de biossegurança e de controle ambiental, além de interpretar manuais e elaborar documentação técnica e registros legais. Mercado de trabalho: indústrias farmacêuticas, químicas e de alimentos, instituições científicas e de pesquisa.