O pólo regional do Projeto Guri em Presidente Prudente recebe do dia 30 deste mês ao dia 10 de fevereiro, matrículas de crianças e jovens com idades entre 6 e 18 anos que queiram ingressar nas novas turmas do primeiro semestre de 2012. Para participar os interessados precisam estar matriculados em qualquer instituição de ensino. As aulas serão oferecidas no contraturno escolar, e tem como objetivo promover a educação musical e a prática coletiva de música.
Segundo administradora regional do projeto, Fabiane Sanches Peres, serão oferecidas 509 vagas para diversos cursos musicais, sendo eles iniciação musical, fundamentos da música, canto coral, madeiras, metais, percussão e bateria, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, acordeon e violão. Todos os cursos são gratuitos e não há necessidade de seleção.
Para se inscrever, os interessados devem se dirigir ao Centro Cultural Matarazzo, onde funciona o pólo do projeto, acompanhado por um dos pais ou responsáveis. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Para efetuar a matricula é necessário levar os seguintes documentos: certidão de nascimento ou RG (cópia); comprovante de matrícula escolar (cópia); e comprovante de residência.
Ao ingressar no Projeto Guri, o aluno tem a chance de optar pelo aprendizado de um instrumento musical, de canto coral ou de ambos os cursos. Nas aulas são trabalhados os mais variados gêneros musicais, desde canções populares e músicas folclóricas a composições eruditas. Além de serem apresentados aos alunos novos estilos de música e manifestações culturais, é trabalhada ainda uma grande variedade de repertório.
O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado e desenvolvido por meio de gestão compartilhada com uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), no caso a AAPG (Associação Amigos do Projeto Guri). No município, tem apoio ainda da pasta municipal de Cultura e Turismo.