A Diretoria Municipal de Saúde em parceria com o Hemocentro de Marília realizarão em breve a 2ª Campanha de Doação de Medula Óssea em Junqueirópolis. Em preparação para a campanha, na sexta-feira (10), às 9h, na Divisão Municipal de Educação, haverá reunião com representantes das entidades do município.
De acordo com Jorge Chihara, diretor municipal da Saúde, esta será a segunda campanha na cidade. A primeira ocorreu em 2007, com o objetivo de encontrar um doador compatível para o transplante de Taffarel Vieira, na época com 12 anos, portador de aplasia de medula. Na ocasião, através da coleta de sangue foram cadastradas 1.740 pessoas no banco de dados de doadores de medula óssea.
Chihara informou que a nova ação tem o objetivo de encontrar doares compatíveis para três pessoas da região, sendo moradores de Tupi Paulista, Panorama e Junqueirópolis. O diretor informou também que as pessoas que já participaram das outras campanhas não precisam comparecer nesta, porque já possuem o cadastro. Sendo compatível, a pessoa será chamada para realização de novos exames que confirmem a conciliação.
Segundo dados do Hemocentro de Marília, estima-se que as chances de se encontrar um doador compatível entre irmãos é de 25% a 30%, podendo chegar a 1 em 100 mil entre as pessoas não aparentadas. Por isto, quanto maior o número de candidatos cadastrados, maior a chance de se encontrar o doador ideal para os pacientes que precisam de transplante.