Representantes da Prefeitura, empreiteira Viapav Construções e da Caixa Econômica Federal estiveram reunidos com moradores de Paulicéia durante 1h30, no centro comunitário, no começo da noite de terça-feira (7). O objetivo foi apresentar os projetos para implantação da rede coletora de águas da chuva, embarcadouro de concreto e pavimentação asfáltica, que vai do cruzamento das avenidas Internacional com a Camélia até as margens do Rio Paraná. O custo total do serviço é de mais de R$ 3 milhões.

Paralela à obra iniciada em novembro do ano passado, 1% desse montante (R$ 33 mil) será investido no trabalho social com cursos, oficinas e palestras para pessoas da comunidade. Este trabalho é uma exigência feita pelos ministérios e a Caixa Econômica Federal, indicado para cidades cuja renda da população esteja abaixo de três salários mínimos. Os projetos serão coordenados pela Protetti Consultoria em parceria com a assistência social.

As equipes do trabalho social visitaram mais de 100 residências no município, explicando o funcionamento da obra, falando sobre os principais benefícios e também de alguns programas a serem desenvolvidos dentro desse período. Será formada também a Comissão de Acompanhamento da Obra (CAO).

O projeto técnico social é um conjunto de atividades de caráter informativo e qualitativo de promoção social. A ação será desenvolvida enquanto durar a obra. Foram feitos contatos com grupos de pescadores, principais beneficiários das obras. As palestras serão feitas junto com a assistência social do município. Está prevista para março a palestra sobre planejamento familiar; educação ambiental; DST/Aids; educação no trânsito e oficina de conservação de vias públicas.

Em reunião pouco prestigiada pela população do município, na apresentação da obra, Felipe Crespo Calza, da Viapav, citou os benefícios futuros com a conclusão dos serviços, prevista para novembro próximo. Mais de 50% das obras estão prontas. Para acompanhamento da obra, o morador tem à disposição dados sobre o andamento dos serviços em www.facebookobradoportodepauliceia