Um espaço bem movimentado diariamente por estudantes, crianças e a população em geral, que oferece acessogratuito a Internet, é o Infocentro do Centro Cultural Matarazzo. Lá, segundo a estagiária e responsável pelo local, Dayane Souza Ribeiro, mais de 60 pessoas utilizam os computadores no período das 8h30 às 20h.

Atualmente, o Infocentro coloca a disposição da comunidade 20 computadores. Sendo dez por meio do programa Acessa São Paulo e outros dez através do Telecentro do Governo Federal. Duas das 20 máquinas são adaptadas para pessoas com necessidades especiais.

Ribeiro explica que menores de 11 anos só podem utilizar as máquinas perante acompanhamento dos pais. Acima dessa idade, o uso dos computadores é liberado, entretanto, com autorização prévia dos responsáveis.

“As crianças que quiserem utilizar os computadores do Infocentro precisam vir acompanhadas de um responsável, maior de 18 anos, para preencher a ficha de cadastro. Para isso basta apresentar o RG e um comprovante de endereço”, informa.

Os computadores são programados para serem utilizados por 30 minutos, podendo esse tempo ser revalidado caso não tenham pessoas aguardando na fila. Os usuários podem acessar qualquer tipo de site, só não podem mudar configurações do computador ou acessar conteúdos pornográficos. “Vale lembrar que pessoas com algum tipo de deficiência tem atendimento preferencial”, finaliza Ribeiro.