A Prefeitura de Pacaembu está reivindicando ao governo estadual, a construção de um canil e uma camioneta para a Vigilância Sanitária transportar animais, principalmente cães com leishmaniose visceral americana (LVA) que são encaminhados para eutanásia.

Os pedidos do canil e da camioneta foram entregues pelo secretário municipal da Saúde, Carlos Alberto dos Santos, ao coordenador regional da Saúde, Affonso Viviani Júnior, na segunda-feira (27), em Osvaldo Cruz.

A reivindicação conta com o apoio do deputado Mauro Bragato, que acompanhou a audiência. Segundo o secretário, o canil utilizado para a eutanásia de cães com leishmaniose está funcionando no antigo matadouro municipal.

“Apesar dos animais permanecerem abrigados e receberem alimento e água, falta infraestrutura no canil e, geralmente, a eutanásia não é realizada no mesmo dia do recolhimento do cão com a doença”, afirmou Santos.

Segundo o secretário, há um mês os inquéritos caninos começaram a ser realizados em Pacaembu e foram detectados 27 casos da LVA. O projeto de um novo canil elaborado pela Prefeitura está orçado entre R$ 70 a R$ 80 mil. 

“O coordenador nos informou que a Secretaria da Saúde tem um projeto padrão de implantação de centros de zoonoses no estado e pediu para o Departamento de Saúde de Marília (DRS) nos orientar, se conseguirmos o centro de zoonoses será melhor”, concluiu o secretário. Santos esteve acompanhado na audiência pela enfermeira do Centro de Saúde, Fátima Sacoman.