A Prefeitura de Tupi Paulista, em parceria com a Instituição Novo Amanhecer (INA), de Dracena, iniciará o Programa de Qualificação de Aprendizagem (PQA) neste mês. O objetivo é inserir o adolescente no mercado de trabalho oferecendo melhores condições financeiras, já que estes alunos terão registro em carteira e vão adquirir experiência profissional.

A princípio foram chamados os alunos nascidos após o ano de 1996 que participam dos programas Bolsa Família e Ação Jovem, que tiveram melhora no rendimento escolar; depois, abertas vagas para alunos destaque da Escola Estadual de Tupi Paulista (CENE). 

O PQA é apoiado pelo Ministério do Trabalho e está embasado na Lei do Aprendiz. O curso é ministrado em duas partes: teórica toda segunda e terça-feira, das 14h às 18h na INA em Dracena e prática, nas empresas das 14h às 18h quarta, quinta e sexta-feira, aos sábados na parte da manhã.

O curso será de 18 meses e o aprendiz terá a oportunidade de ter registro em carteira e salário proporcional ao tempo trabalhado. No final, o aluno receberá certificado válido em todo o território nacional.

O PQA é gratuito numa parceira entre Prefeitura de Tupi Paulista, INA de Dracena, Ministério do Trabalho e escolas que os frequentam.