Parceria firmada entre o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e a Prefeitura de Santa Mercedes está oferecendo oportunidade de renda extra para dezenas de produtores rurais do município, que estão apreendendo arte em bambu.
O instrutor do Senar, Mário de Bastos, informou que os alunos passarão por quatro etapas do curso, que começou na segunda-feira (5), sem custo algum. “A pessoa tira o bambu do seu quintal e transforma em fonte de renda, peças que passarão a ser expostas em feiras regionais”, disse.
Os alunos estão confeccionando nesta primeira etapa cestas de frutas. Nos módulos seguintes, aprenderão a fazer cisternas, luminárias, cadeiras, porta-revistas e fruteiras.
Joaquim Francisco de Almeida, 62 anos, afirmou que o curso dará a ele, chefe de família, a oportunidade de complementar a renda de casa, mantida com uma aposentaria de R$ 622 no mês. “Para quem tem família para cuidar e contas a pagar, salário mínimo é duro”, desabafou.
No caso do aposentado Severino Monteiro da Cruz, o curso está servindo como uma espécie de terapia ocupacional e uma forma de apreender uma habilidade diferente.