No último dia 30 de março, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo divulgou o resultado do Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e a escola estadual Geraldo Pecorari de Junqueirópolis ficou em 1º lugar do ensino médio na área da Diretoria de Ensino de Adamantina, conquistando a 21ª colocação em todo o estado.

A escola que conta com cerca de 250 alunos matriculados no ensino médio marcou 3,64 pontos no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo). A meta para as matérias avaliadas, Português e Matemática, era de 3,28.

Segundo o diretor da escola, Sidnei Zenaro, a conquista vem através dos alunos e professores. “Fomos em busca de resultados e conseguimos. Os professores ganharam bônus de 2,4 vezes mais que seus salários e o melhor aluno de cada escola estadual será premiado com um notebook”.

No ensino fundamental, a escola estadual Geraldo Pecorari não superou a rede municipal, ficando com 2,89 pontos. Comparando os resultados do ensino médio, a escola Geraldo Pecorari conseguiu melhorar o índice em 120% de 2010 para 2011. O primeiro lugar ficou para a escola de Piracicaba, Dr. Samuel de Castro Neves com 5,98 pontos.

IDESP – É um dos principais indicadores da qualidade do ensino na rede estadual paulista. O índice foi criado em 2007 e estabelece metas que as escolas devem alcançar ano a ano. Os objetivos de cada escola são traçados levando em consideração o desempenho dos alunos no Saresp e o fluxo escolar, determinado pela taxa de aprovação média em cada ciclo – 1º ao 5º anos, 6º ao 9º anos do ensino fundamental e ensino médio. Por esse motivo, a unidade escolar terá uma meta diferente para cada ciclo que oferecer.