Região de Presidente Prudente recebe reforço de policiais e ampliação da rede de proteção às mulheres

Novo Instituto Médico-Legal (IML) de Presidente Prudente (SP) — Foto: Reprodução/Governo de SP
Novo Instituto Médico-Legal (IML) de Presidente Prudente (SP) — Foto: Reprodução/Governo de SP

Novo Instituto Médico-Legal (IML) de Presidente Prudente (SP) — Foto: Reprodução/Governo de SP

A região de Presidente Prudente (SP) recebeu reforço de equipe policial e aumento da frota, conforme divulgado pelo governo de SP durante cerimônia de inauguração do novo núcleo pericial, nesta terça-feira (23).

O novo Instituto Médico-Legal (IML) e o núcleo do Instituto de Criminalística de Presidente Prudente foram entregues durante a cerimônia. No evento, também foi anunciada a reforma da sede da Delegacia Seccional e do Departamento de Polícia Judiciária (Deinter-8) na cidade.

Os investimentos previstos para as obras são de R$ 4,5 milhões, provenientes do Tesouro estadual, e R$ 9,3 milhões, respectivamente.

“A nova estrutura de perícia e a reforma das sedes da Polícia Civil ampliam a capacidade de investigação em uma região que concentra o maior volume de apreensões de drogas do Oeste paulista”, afirmou o secretário da Segurança Pública do Estado, Osvaldo Nico Gonçalves.

Aumento da equipe

Em relação à equipe policial, ao todo, 241 agentes foram destinados para a região, sendo 36 policiais militares, 16 profissionais da Polícia Técnico-Científica e 189 policiais civis.

Desse número, 18 policiais civis vão atuar nas Delegacias de Defesa da Mulher (DDM) da região, segundo o governo paulista.

Além disso, foram entregues 113 viaturas para a frota, investimento de R$ 23,7 milhões com recursos estaduais e de outras fontes.

Conforme o governo, outro investimento voltado à proteção das mulheres foi a implantação da Cabine Lilás de Presidente Prudente, instalada no Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) em agosto de 2025.

Até maio deste ano, o serviço especializado à mulher realizou 993 atendimentos a vítimas de violência doméstica.

Outra atuação na região é o programa Muralha Paulista, que integra seis municípios e beneficia 228,3 mil habitantes: Assis, Iepê, Palmital, Presidente Epitácio, Dracena e Tarumã.