Dentro do Projeto “100 anos de Luiz Gonzaga”, na terça-feira (15), os alunos do 2º ano da Escola Municipal “Professora Emilia Diogo do Amaral”, receberam a nordestina Elizama Florêncio de Oliveira, nascida na cidade de Orós, Ceará. Ela mora no estado de São Paulo há 18 anos, mas não esquece as tradições da sua terra natal.
Elizama ensinou como preparar a tapioca, prato típico indígena, muito difundido no norte e nordeste. Os alunos puderam saborear a guloseima juntamente com os funcionários da escola, a professora Ângela orientadora do projeto e demais professores.
Em trabalhos desenvolvidos sobre o povo nordestino influenciados pela música de Luiz Gonzaga, os alunos a entrevistaram, e descobriram que a cearense Elizama, veio para o sudeste em busca de oportunidades de trabalho e estudos, o que realizou com muita garra e força de vontade até alcançar com sucesso seus objetivos.
Sobre o homenageado o “Rei do Baião”, ela lembra que foi através dele que o nordeste ficou mais conhecido, atravessando as fronteiras do Brasil e foi ao som de suas músicas e shows que ela aprendeu a dançar o forró, dança tradicional nordestina.
Concluindo a pesquisa os alunos descobriram que Elizama é casada, tem uma filha que estuda na escola Emilia e tem projetos de montar uma casa com comidas nordestinas em Tupi Paulista, além das tapiocas de diversos sabores e recheios que já são conhecidas nas feiras livres da cidade e região.