O posto para coleta do lixo eletrônico de Junqueirópolis, instalado há poucos dias, na antiga Máquina Omoto, está funcionando das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira. O local está disponível para todo morador descartar produtos eletrônicos de uso pessoal ou doméstico que não têm mais utilidade.
Segundo a educadora municipal de Saúde, Márcia Gomes, o próprio morador é quem deposita o lixo nas caixas disponíveis. Não há funcionário para fazer o atendimento, quando as caixas ficam cheias, a Vigilância Epidemiológica recolhe o material e o leva para o depósito localizado no mesmo prédio do posto.
“Antes o lixo eletrônico menor como as baterias de celulares, era descartado nos Programas de Saúde da Família (PSFs), mas nosso objetivo foi conscientizar a população a entregá-lo em um posto fixo”, explica a educadora. No mesmo local funciona um ecoponto para descarte de pneus usados.
Os produtos eletrônicos descartados serão enviados para empresas de reciclagem, especializadas em lixo eletrônico, uma do estado do Paraná que recolhe somente as lâmpadas fluorescentes, enquanto os demais serão enviados para uma Organização Não Governamental (ONG) de Três Lagoas (MS).
Podem ser entregues no posto, desde pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, celulares, computadores a televisores.
SERVIÇO – O posto de coleta está localizado na rua São Paulo, 1.373