A saída temporária do Dia dos Pais deixou o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Pacaembu que abriga presos do regime semi-aberto quase vazio. Novecentos e noventa presos que cumprem pena no regimento semi-aberto tiveram o direito de ficar em liberdade por cinco dias, para passar as festas do Dia dos Pais com os familiares.

Segundo informações obtidas pela reportagem, com a saída de quase mil presos, ficaram na unidade tão somente 94.

Os beneficiados com a saidinha estão cumprindo condenações por todos os tipos de crimes e começariam a deixar o CPP ontem (9) à meia-noite.

Eles têm o compromisso de retornar a unidade na terça-feira (14) às 17 horas, caso contrário, serão considerados foragidos da Justiça e quando forem localizados voltarão ao regime fechado.

Para ter o direito a saidinha, o preso tem que ter cumprido um sexto da pena se for primário ou um quarto da pena em caso de ser reincidente e também precisa ter dinheiro para custear a viagem de ida e volta.

Dos 94 presos que ficaram no presídio, 20 não saíram por falta de condições financeiras para pagar as despesas com a viagem.

A maioria dos presos colocados em liberdade é da capital paulista, Campinas e Baixada Santista. Também há presos da região da Nova Alta Paulista.