Graças a ação rápida das Polícias Civil e Militar dois homens que vinham praticando golpes em pessoas idosas em Irapuru acabaram sendo presos e autuados em flagrante. São Orlando Rosa de Oliveira Filho, 43 anos, e Eduardo de Souza Chessa, 33 anos, ambos residentes em Araçatuba.

Dias atrás, o comando de policiamento daquela cidade foi informado pela Polícia Civil que vários boletins de ocorrência tinham sido registrados de casos de estelionatos em que foram vítimas pessoas aposentadas.

Segundo a polícia, os estelionatários após enganar as vítimas com promessas mentirosas retiravam delas, o cartão do banco e a senha e depois usando esses documentos sacavam todo o dinheiro da conta e ainda faziam empréstimos consignados em nomes dos aposentados, deixando os no prejuízo.

A investigação teve acesso a uma foto do suspeito de ser o autor dos casos e que este utilizava um veículo Corsa, cinza, com placas de Araçatuba. 

Na data de ontem (24), o investigador de polícia Valdeir Xavier Rodrigues e Everton Henrique M. Silva, da Polícia Civil de Irapuru, por telefone, acionaram o subtenente Carlos Francisco Lyrio, comandante do Grupamento de Policiamento de Irapuru, já que haviam surpreendidos os autores dos golpes com o veículo GM Corsa prata, placas EIG3458- Araçatuba.

Uma vítima disse aos policiais que um dos homens chegou a casa dela e se identificou como funcionário da prefeitura de Irapuru e perguntou a aposentada se havia sido cadastrada no sistema vale gás, pois caso  fosse credenciada seria creditado na conta  a importância de R$ 40, e  que a vítima também iria receber uma carteira que a isentaria de pagar IPTU e taxa de água.

Após colher informações sobre a vítima e tomar conhecimento que se tratava de uma aposentada, o golpista pediu então o cartão bancário da mesma para ativar o cadastro na prefeitura local e assim obter tais vantagens.

A aposentada mesmo desconfiada entregou o cartão ao estelionatário e quando o mesmo anotava os dados no papel foi abordado pelos policiais. Segundo a polícia, o golpista já estava com um cartão de pessoa diferente, a fim de efetuar a troca com o cartão da vítima. 

Os dois homens receberam voz de prisão e, em seguida, encaminhados a Delegacia de Irapuru onde o delegado Aércio Fajardo Nunes, ratificou a prisão em flagrante autuando-os por infração ao artigo 171 (estelionato)  e  deixou de arbitrar fiança e representou pela prisão preventiva, sendo os  autores Orlando Rosa de Oliveira  Filho e Eduardo de Souza Chessa, removidos a Cadeia Pública de Adamantina.

Consta que na delegacia de Irapuru que foram registrados nove boletins e as vítimas que puderam comparecer a delegacia já reconheceram um dos autores dos estelionatos, bem como a Polícia Civil de Pacaembu também acabou esclarecendo mais três boletins  de estelionatos que foram registrados naquela cidade.

Os policiais civis de Flórida Paulista também tiveram na delegacia local e esclareceram mais cinco boletins de estelionatos que foram aplicados naquela cidade.