Incêndio ontem (19) de manhã, atingiu vasta plantação de cana-de-açúcar de uma usina de álcool de Paulicéia e parte de uma área de preservação permanente no interior da fazenda Nossa Senhora Aparecida, em Santa Mercedes. A fumaça que se formou chegou até o km 666 da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294). 

A guarnição do Corpo de Bombeiros de Dracena composta pelo sargento Gilson e o cabo Carli esteve no local e fez o combate ao fogo. 

Segundo o sargento Gilson, os trabalhos começaram por volta de 10h30 e terminaram às 15h30 e tiveram como objetivo proteger a sede da fazenda e o outro lado atingido que fica nas proximidades do presídio entre Tupi Paulista e Santa Mercedes. “O fogo estava incontrolável, formando uma cortina de chamas, ventava demais, muita fumaça, terra e poeira. O foco era proteger residências, pessoas e animais, felizmente não houve ninguém ferido”, explicou o sargento dos bombeiros. 

O incêndio foi assustador e fez com que motoristas que transitavam pela rodovia perto do local onde existiam focos, parassem no acostamento, devido à fumaça que prejudicava a visibilidade. 

Em Dracena, os efeitos do incêndio foram percebidos com muita fumaça e fuligem. 

Até o final da tarde não havia estimativa do prejuízo causado, mas a reportagem obteve a informação de um funcionário da usina de que a área queimada de cana-de-açúcar com boa parte já cortada e a outra plantada é de aproximadamente cinco alqueires. Como de costume, a Polícia Militar Ambiental deve divulgar ainda hoje (20), o levantamento da destruição.