Com a participação de dezenas de entidades representantes da sociedade civil, está sendo desenvolvido desde 2012 em Dracena, uma mobilização de prevenção contra acidentes, com o slogan: “Trânsito consciente, mais amigo no trânsito e na vida”. 

O objetivo, segundo integrantes do grupo que está tendo a iniciativa, é promover ações contínuas, durante o ano inteiro, para conscientizar a população dos riscos de acidentes, provocados por irregularidades cometidas por condutores de veículos automotores, carros e motos, principalmente na zona urbana.
Segundo o comandante da 1ª Companhia da PM de Dracena, capitão Ivan Garcia e a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do município, Margarete Lopes, que integram o grupo, uma vez por mês, durante as reuniões do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), são discutidos temas desde as causas de acidentes, ações que poderão ser realizadas junto à sociedade para prevenir contra abusos que acabam provocando acidentes.
“Nessa etapa, está sendo feito um diagnóstico das demandas existentes no trânsito em Dracena, para em seguida, uma análise do que pode ser posto em prática de educação no trânsito e buscar parcerias, entre elas, com o Poder Público Municipal para execução das ações planejadas”, explicam o capitão e a presidente da OAB.
Uma das propostas é a contratação de um especialista na área para ordenar o trânsito na cidade. A partir das sugestões apresentadas e os temas abordados nas reuniões, estarão sendo organizadas ações estratégicas para promover a educação no trânsito junto à sociedade.
CRÍTICOS – Entre os principais aspectos críticos do trânsito em Dracena, segundo o capitão PM Ivan e a presidente da OAB, Margarete Lopes, incluem o motorista que não respeita a sinalização, como nos sinais de Pare, o uso de aparelhos celulares, fones de ouvidos, som ligado em volume alto, desatenção, paradas proibidas de filas duplas, não respeitar o limite de 40 km/h na zona urbana, entre outras irregularidades.
Os locais onde mais ocorrem acidentes, conforme avaliação da Polícia Militar, são a área central durante a semana, nos períodos das 11h30 às 14h30 e no final da tarde, após os expedientes , das 17h às 19h e na avenida Washington Luiz nos finais de semanas, à noite.
A construção da ponte em Paulicéia, é outro fator que gerou aumento do fluxo de veículos na cidade, por visitantes que vêm realizar compras no comércio.
“O número médio de infrações por mês, passou de 288 em 2012, para 335 neste ano, enquanto a média de acidentes entre janeiro a agosto do ano passado, foi de 540 e no mesmo período deste ano,chegou a 571, um aumento médio de 4%”, explica Ivan. A fiscalização pela PM, de acordo com o comandante vem sendo intensificada.
AUMENTO DA FROTA – Segundo Ivan, a frota de veículos automotores (carros e motos), aumenta em média, 6,5% ao ano. “Hoje há aproximadamente 29.500 veículos na cidade, enquanto as vias públicas continuam as mesmas”, ressalta. O comandante reitera que a fiscalização pela PM, vem sendo intensificada.
As estatísticas, segundo o comandante e a presidente da OAB, são levados em conta, para avaliação e elaboração das estratégias para a campanha permanente de prevenção ao trânsito em Dracena.
Participam do grupo, com objetivo de melhorar as condições e a segurança no trânsito, entidades beneficentes, igrejas, associações, clubes de serviços, comércio, polícia, entre diversas instituições do município.
SERVIÇO – Sugestões para melhorar o trânsito dracenense podem ser feitas pelo e-mail: ivangarcia@policiamilitar.sp.gov.br