A frequência de turistas em Panorama oriundos de diversas partes do País atraídos pela alta temporada de férias e feriados prolongados de final de ano e começo de janeiro tem movimentado bares e restaurantes que estão convivendo há tempos com a falta de garçons para atender a clientela cada vez mais exigente.
Proprietário do restaurante Tomodatys, Sebastião Dias Barbosa é um dos empresários do setor que confirma a escassez da mão-de-obra. ‘Há muito tempo sinto a falta desses profissionais’, disse enquanto ele mesmo servia uma das mesas.
Se existe preferência na contratação entre pessoas do sexo feminino e masculino, Sebastião comentou que a contratação de mulheres para o serviço de garçonete é a mais procurada pelo menos em seu estabelecimento devido à facilidade no contato com a clientela em relação ao sexo masculino. ‘Preciso de alguém com jogo de cintura’, falou o empresário que paga a única garçonete do estabelecimento R$ 1.100, mensal, com registro na carteira, com direito a todos os encargos trabalhistas.
Já o empresário Luiz Estevão Duarte, proprietário da lanchonete ‘Cabrito’, cobrou integração da administração municipal com empresas do setor para qualificar e regularizar a condição dos adolescentes para trabalharem, já que muitos dos interessados no primeiro emprego pertencem a uma faixa-etária não permitida pelas leis trabalhistas.
Duarte disse que nesta alta temporada trabalha com a metade do pessoal que necessitaria para atender melhor seus fregueses, em dias de movimento de banhistas, na lanchonete que serve porções de peixes às margens do Rio Paraná. ‘Não precisa necessariamente ter qualificação é preciso ter vontade’, afirmou ele que paga R$ 40, diariamente, para 8 horas trabalhadas com intervalo de almoço oferecido no próprio estabelecimento.
PODER PÚBLICO – Em 2011, a Prefeitura em parceria com o Sebrae-SP promoveu capacitação de funcionários de estabelecimentos (restaurante, hotel e lanchonete) e encaminhou no mesmo ano pedido de curso de capacitação de garçom para o Programa Via Rápida da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Ciência e Tecnologia do Governo do Estado de São Paulo, porém sem novidades.
SERVIÇO – Para acompanhar a abertura de vagas para o curso de garçom em Panorama, o interessado pode acessar o site www.viarapida.sp.gov.br