O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do município de Santa Mercedes realiza hoje (17) a partir das 19h30, no plenário da Câmara Municipal, sua primeira reunião mensal do ano, para tratar entre outros assuntos, do aumento do número de furtos a residências desde novembro do ano passado. Representantes da Polícia Militar e representantes do governo municipal estarão na reunião desta noite.

Segundo a presidente do Conselho, Hildete Gomes de Oliveira, a reunião é aberta a participação da comunidade que necessariamente precisa estar envolvida no debate cooperando com o trabalho da Polícia Militar no município.

A reportagem do Jornal Regional apurou junto a fontes extra-oficiais que muitas vítimas de furtos acabam telefonando para a sede do 4º Grupamento da PM local ou direto para o celular pessoal do policial militar, quando deveriam acionar a Polícia Militar pelo 190, para registro da ocorrência e envio imediato da viatura ao endereço solicitado.

Pelo levantamento do JR ocorreram ao menos 12 furtos no período de novembro a janeiro. Em duas casas, há a informação de que os ladrões entraram pelo menos por duas vezes.

Em alguns desses ocorridos, os delinquentes levaram dinheiro em pequenas quantidades (moedas), cigarros e ainda aproveitam para se deliciar pelos alimentos que encontram nas geladeiras ou armários. 

Já os dados oficiais da Polícia Militar têm registrado apenas dois furtos onde desconhecidos teriam, segundo a vítima, levado duas canetas banhadas a ouro. Na outra ocorrência, foram levados apenas R$ 4, em dinheiro.

Para o sargento Esteves, responsável pelo expediente no grupamento local, estas ocorrências estão diretamente relacionados ao consumo de entorpecentes.

O oficial disse que existem suspeitos, porém optou em não acrescentar detalhes sobre as investigações para não atrapalhar os trabalhos em andamento das Polícias Civil e Militar.

A reportagem também tentou entrar em contato por telefone com a delegada Luciana Nunes Falcão Mendes, na tarde de ontem (16), que responde pela Polícia Civil na cidade, mas não a encontrou.