Nesta sexta-feira, 11, a Vigilância Epidemiológica de Dracena percorrerá o último setor da cidade, recolhendo todos os materiais que possam servir como criadores do mosquito Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue e febre amarela).

Até o momento foram registrados cinco casos de dengue em moradores de Dracena, que contraíram a doença fora do município, sendo caracterizados casos importados.
Na manhã de ontem, 10, agentes da VE intensificaram o bloqueio em trecho da área central da cidade para verificação dos possíveis lugares de criadores do mosquito da dengue e da utilização de veneno para erradicar o mosquito.
De acordo com a chefe das Vigilâncias para prevenção em Saúde, Natália Maria de Souza Guerino, a aplicação do veneno ocorreu porque residente naquela área está com suspeita de ter contraído à dengue, no entanto, o exame ainda não comprovou que o morador que esteve recentemente em São Paulo, esteja realmente com a doença. “Como no ano passado houve uma epidemia, os casos em que haja uma forte suspeita, a Vigilância já está intensificando o bloqueio, com a passagem do veneno”, explica.
Quando o caso é importado, nove quarteirões próximos à residência do paciente infectado têm os trabalhos intensificados pelos agentes com o bloqueio para verificação dos possíveis lugares de criadores do mosquito da dengue e da utilização de veneno para erradicar o mosquito. No caso autóctone é feito o bloqueio em 25 quarteirões próximos à residência do paciente.
Com a estação das chuvas, falta de imunidade da população e ainda a falta de limpeza nos quintais, o risco de contrair a doença aumenta nessa época do ano. Por isso, cuidados básicos como estar sempre limpando o quintal, calhas, evitar laje descoberta, caixa d’ água, pratos de planta e objetos inservíveis como latas, potes e plásticos devem ser sempre verificados para evitar o acúmulo de água.
Para ajudar a erradicar o mosquito dois caminhões percorrem hoje o setor 5 – (Rua 9 de Julho a Rua Irradiação) (Estrada de Ferro ao Jd. Alvorada) Bairros: Vila Barros, Jd. Santa Clara, Jd. Alvorada, Vila Godoy, Jd. Ipiranga, Gleba Abolição, Vila Correia, Jd. São Manoel I e II.  
Na segunda e terça-feira, 15 haverá coleta de pneus em borracharias.
A orientação é que a população coloque na calçada (logo no início da manhã) garrafas, isopor, brinquedos, latas, pneus, plásticos, lonas, bacias, bidês, vasos sanitários, caixas de descarga, fogões, sofás, sucatas ou qualquer outra coisa que possa acumular água, favorecendo a proliferação do mosquito.