A chuva que começou a cair por volta das 21 horas de quinta-feira (7) e se estendeu por toda a madrugada de ontem (8) em Tupi Paulista, causaram grandes prejuízos à comunidade local. Estabelecimentos comerciais e residências foram invadidos pelas águas que caíram em grande quantidade. Segundo a Casa da Agricultura da cidade, choveu 113 milímetros, até as 8h, de ontem.

O Jardim das Flores foi o mais prejudicado, com duas casas sendo invadidas pela lama danificando móveis e outros produtos domésticos. Estas residências foram interditadas pelo Corpo de Bombeiros de Dracena e os moradores tiveram que deixá-las e procurar abrigo em outros locais.

O prefeito Osvaldinho Benetti assinou na quinta à noite, o decreto de calamidade pública, com o fim de buscar junto à Defesa Civil, recursos para recuperação dos imóveis, das ruas e das estradas rurais totalmente prejudicadas.

As aulas foram suspensas. A Escola Municipal Leônidas Ramos de Oliveira teve o pátio e a cozinha totalmente tomados pelas águas. O mesmo acontecendo no Centro de Saúde Kanji Kawamura, que também suspendeu atendimento aos pacientes, por falta de condições.

De acordo com a diretora da Casa de Apoio ao Idoso (MECA), Ivanete Vitarelli, hoje não foi possível realizar o atendimento normal aos idosos devido ao estado que se encontrava a entidade. Ivanete informou que o retorno do atendimento está programado para próxima quarta-feira, dia 13. Será preciso fazer reparos, limpeza geral e dedetização em toda a casa. A entidade perdeu dois tanquinhos de lavar roupas e necessita de produtos de limpeza.

A água da chuva invadiu todos os cômodos. Segundo a direção da entidade esta é a primeira vez que a entidade é invadida por águas da chuva.

A assessoria da Prefeitura informou que donativos estão sendo recebidos no Paço Municipal “Dr. João Roque Franceschi”, principalmente roupas e alimentos não perecíveis para serem destinados a famílias atingidas.