Termina hoje, 9, a campanha nacional de vacinação contra a gripe em todo o País. Desde o último dia 26, o público-alvo tem procurado os postos de saúdes para se imunizar. Em Dracena, o Posto de Saúde Dr. Takashi Enokibara realiza a vacinação até as 17h.
Até a última terça-feira, 6, foram vacinadas 6.438 pessoas, sendo os idosos a grande maioria. Restando apenas mais um dia de campanha, a Secretaria Municipal de Saúde está longe de atingir a expectativa de 80% de vacinação nos grupos prioritários.
Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Jaqueline Maria de Souza, houve falta das doses nos últimos dois dias. “Muitas pessoas deixaram de ser vacinadas nesse período em que as doses foram insuficientes, fazendo com que a meta de vacinação não fosse alcançada”, ressalta.
Ela ainda informou que o Ministério de Saúde não se manifestou sobre a carência das doses no município, mas que na tarde de ontem, 8, a situação já deveria estar normalizada. Até o fechamento desta edição não havia informações sobre a prorrogação da campanha.
A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circulam no inverno: Influenza A (H1N1); Influenza A (H3N2) e Influenza B. A vacina não causa reação, porém é contra indicada para aqueles que são alérgicos a ovo.
Deverão procurar pela imunização as pessoas acima de 60 anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, crianças entre seis meses e menores de cinco anos de idade, profissionais de saúde, além dos doentes crônicos.