O ex-prefeito de Nova Guataporanga, Policarpo Santos Freire (Pulu, do PSDB), deixou uma multa de 100 Ufesp’s, que equivale a R$ 1.844,00, para o atual chefe do Executivo, Luiz Carlos Molina (PPS), por depositar resíduos urbanos em uma área não autorizada pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Cada Ufesp (Unidade Fiscal do Estado) corresponde a R$ 18,44.

Em 2012, a Prefeitura de Nova Guataporanga recebeu alguns autos de inspeção da Cetesb devido a irregularidade no aterro sanitário do município, localizado nas proximidades do cemitério local, no Bairro Caeté.

A reportagem procurou a engenheira ambiental da Prefeitura, Daniela de Lima, para explicar a situação do aterro sanitário e apresentar as medidas que serão tomadas para sanar o problema.

Segundo ela, a ampliação do aterro onde estão sendo depositados os resíduos urbanos não possui licenciamento, isto é, não possui autorização da Cetesb para depositar os resíduos naquele local.

Desta forma, após ter recebido diversos autos de inspeção constando a necessidade e a obrigatoriedade de regularização do aterro, o município recebeu uma multa por não atender as exigências da Cetesb de licenciar a área anexa a antiga que se esgotou.

A notificação da multa foi emitida à Prefeitura no dia 7 de novembro de 2012, com prazo de vencimento para até o dia 2 de dezembro. Mas, o valor não foi pago pelo ex-prefeito Policarpo Santos Freire (Pulu).

Segundo o secretário Antônio Aparecido Dário, o município está regularizando o aterro sanitário para tentar pagar com compensação.

Para regularizar a situação do aterro, de acordo com a engenheira Daniela de Lima, será necessário que a Prefeitura apresente junto a Cetesb, o projeto de licenciamento da área, onde deve constar o Projeto de Encerramento da antiga área, estudo ambiental para nova área, programa de educação ambiental e sondagem do solo.

O prefeito Luiz Carlos Molina já contratou uma empresa para fazer a sondagem possibilitando assim a engenheira Daniela de Lima realizar o estudo ambiental da área e o encerramento da antiga.