A rede de saneamento básico que está sendo instalada em Ouro Verde, vai atender 100% dos domicílios do município. O investimento é R$ 2.596.923,16, repassados pela Companhia Energética de São Paulo (Cesp), mais R$ 53 mil de contrapartida da Prefeitura.
Segundo o assessor da Prefeitura, Mário Suzuki, o repasse da verba pela Cesp faz parte do acordo judicial celebrado entre o Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MP/SP) e a Cesp no Programa de Compensação Ambiental.
O acordo beneficia Ouro Verde por ser um dos municípios impactados com a formação do Lago da Hidrelétrica Sérgio Motta, localizada no Rio Paraná, município de Rosana. De acordo com Suzuki, 73% das obras estão concluídas e apesar de ter ocorrido um atraso em função das chuvas, encontram-se em ritmo normal.
A rede de esgotos terá 11.691 metros de extensão e ligará à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do município, que absorverá e fará o tratamento em 100% da rede de esgoto urbano. “Há casas em construção e lotes que ficaram fora porque não havia obras durante a elaboração do projeto, mas a Prefeitura fará a ligação para a rede”, explicou o assessor. Sem o empreendimento, a cobertura de esgoto no município é de 60% dos domicílios.