O Projeto Ademar Guerra, programa da Secretaria de Estado da Cultura, realizará reuniões no interior do Estado de São Paulo a fim de divulgar as ações para 2013. Essas reuniões terão como principal público alvo grupos de teatro e dirigentes culturais, interessados em participar desta edição do Projeto Ademar Guerra, serão realizadas palestras informativas que possam colaborar com a divulgação do projeto, estas serão conduzidas pelo coordenador geral do Projeto, Aldo Valentim, o curador artístico, Sérgio Ferrara, e os produtores Beto Souza e Bruno Veloso.
A primeira reunião será realizada em Presidente Prudente, com apoio da Oficina Cultural Regional “Timochenco Wehbi”, e Secretaria Municipal de Cultura, no Centro Cultural Matarazzo, no próximo dia 22, a partir das 10 horas. “As regiões de Presidente Prudente, todo Oeste Paulista e Pontal do Paranapanema são importantes para o Projeto; em 2011 atendemos 5 grupos dessa região, em 2012, 7 grupos e para 2013 pretendemos ampliar esse atendimento. Temos também parceiros estratégicos na região tais como o FENTEPP – Festival Nacional de Presidente Prudente, Mostra de Teatro de Presidente Prudente e Clube do Meio Artístico”, afirmou Aldo Valentim, coordenador geral do Projeto Ademar Guerra e das Oficinas Culturais do Estado.
O Projeto Ademar Guerra foi criado em 1997 pela Secretaria de Estado de Cultura com o objetivo de propiciar orientação artística a grupos teatrais em atividade no interior e litoral do Estado de São Paulo. Os artistas-orientadores atuam junto aos grupos selecionados, acompanhando seus projetos de pesquisa e montagem de espetáculos. Na edição de 2013, serão selecionados pelo Projeto até 60 grupos teatrais sediados nas cidades do interior, litoral e região metropolitana do Estado de São Paulo, exceto capital. Eles receberão orientação técnica e artística de um profissional de teatro que atuará junto ao grupo, em sua própria cidade, em dois encontros mensais de 6 horas cada, realizados quinzenalmente.
No ano passado, 82 grupos foram orientados por 63 profissionais, totalizando 48 municípios e 793 pessoas atendidas pelo projeto. Foram realizadas 98 ações culturais, 4 Mostras Regionais, parceria com 6 festivais, 2 Encontros Regionais, uma mostra de compartilhamento e a Mostra Final do Projeto Ademar Guerra, que alcançou um público de 7.572 pessoas.
Serviço – Encontro de Divulgação do Projeto Ademar Guerra, no Centro Cultural Matarazzo, na rua Quintino Bocaiúva, 749 – Vila Marcondes. Informações: producao_ademarguerra@oficinasculturais.org.br