Os engenheiros agrônomos Cleonice Suarezi e Leonardo da Cruz Oliveira Júnior, ambos ligados à Coordenadoria de Defesa Agropecuária, se reuniram recentemente com a assessora pedagógica da Rede Municipal de Educação, Eunice Aparecida de Almeida Rosa, para apresentar o projeto ‘Sanitarista Mirins’, direcionado a um público de até 300 alunos matriculados no 4º ano do ensino fundamental, de preferência estudantes residentes na zona rural.
Cleonice Suarezi disse que o mesmo projeto foi desenvolvido em caráter experimental durante o ano passado, na rede de ensino municipal de Presidente Epitácio, Novo Horizonte e Guatapará. Com a aceitação do projeto pelas crianças, professores e até mesmo da secretária de estado da Agricultura e Abastecimento, Mônika Bergamaschi, este ano, a Secretaria resolveu expandir para mais 14 municípios, estando entre as cidades escolhidas, Panorama.
O projeto foi criado para despertar o interesse das crianças e estabelecer a identidade com os assuntos relacionados à sanidade das lavouras e criações. Faz parte do Programa de Educação Sanitária, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo e coordenado pela Defesa Agropecuária, com o apoio das secretarias de Educação dos municípios.
A Coordenadoria de Defesa Agropecuária é um órgão da Secretária de Estado de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo.
Além das atividades desenvolvidas em salas de aula, com as cartilhas produzidas especialmente para o projeto, são realizadas visitas técnicas monitoradas em propriedades rurais e estabelecimentos na região, cujos produtores e empresários compreendem a importância do processo de educação sanitária e se interessam em receber os alunos e transmitir os cuidados com a sanidade dos animais, a higiene na produção e a preocupação com a qualidade dos produtos em proteção à saúde do consumidor.