A missa da Instituição da Eucaristia, que aconteceu na Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Tupi Paulista, marcou o início do Tríduo Pascal que terminou ontem com a Celebração da Vigília Pascal.
Conforme o presidente da Celebração, padre Valdo Bartolomeu de Santana, foi um momento de relembrar a Santa Ceia, onde Jesus lavou os pés dos 12 discípulos, em sinal de humildade, e instituiu a Eucaristia – o Corpo e o Sangue de Cristo. Com a simbologia do “colocar-se a serviço”, o padre também lavou os pés de 12 jovens escolhidos em alusão à Campanha da Fraternidade 2013 que tem como tema: Fraternidade e Juventude. Também participaram pessoas da comunidade que tiveram os pés lavados e beijados pelo padre e por ministros que repetiram o gesto entre a assembleia.
A celebração teve início com uma grande procissão de entrada, onde participaram os coroinhas (acólitos), leitores, ministros extraordinários da Eucaristia, jovens representando os apóstolos e o presidente da Celebração.
Na procissão de ofertório foram apresentados além do pão e do vinho, os Santos Óleos que serão usados na administração dos sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos durante o ano. Ao final da missa, o Santíssimo ficou exposto para adoração e vigília até ao meio dia da Sexta-feira Santa. A bênção final foi dada ao final da Vigília Pascal ontem, encerrando o Tríduo Pascal.