Desde ontem (6), as duas penitenciárias de Tupi Paulista passaram a contar com atendimento médico e odontológico nas próprias unidades prisionais. Os profissionais foram contratados pela Prefeitura e serão pagos com verba repassada pelo governo do Estado.
Para atendimento no presídio masculino serão dois médicos, dois cirurgiões dentistas, um auxiliar de dentista, dois enfermeiros e quatro auxiliares de enfermagem. E para o presídio feminino será disponibilizada uma médica.
Na última terça-feira (30), os profissionais se reuniram na sede da secretaria da Saúde do município, onde receberam as boas vindas do prefeito Osvaldo Benetti e do secretário de Saúde Maurinho Zerbeto.
De acordo com Maurinho Zerbeto, a prestação dos serviços de saúde e odontológicos nas unidades prisionais “vai desafogar o atendimento no Centro de Saúde e no Pronto Atendimento Médico Municipal, que continuará atendendo a urgências e emergências”.
Outro aspecto importante, segundo Zerbeto, é que haverá uma significativa diminuição nas escoltas realizadas pela Policia Militar, de modo que os policiais poderão desempenhar um trabalho mais efetivo na comunidade local.