Os prefeitos da Alta Paulista participaram terça-feira (21), em Brasília (DF) com o deputado Mauro Bragato, coordenador da Frente Parlamentar das Ferrovias na Assembleia, em Brasília, de reunião com a diretoria da Valec, empresa responsável pela implantação da ferrovia Norte-Sul, que pretende integrar o país pelo transporte ferroviário.
A comitiva na reunião esteve formada por 26 integrantes, entre prefeitos, vereadores, empresários, professores e sindicalistas da região de Presidente Prudente. Bragato considerou muito positivo o encontro em Brasília.
“Nós fomos dizer que queremos a ferrovia Norte-Sul na nossa região. Fomos debater uma sugestão de traçado, ligando Panorama a Rosana, passando por Presidente Epitácio”, disse o parlamentar.
A Valec, representada pelos diretores Osiris dos Santos (de Engenharia e presidente em exercício), Jair Galvão (de Planejamento), e Bento José de Lima (de Operações), confirmou que o pleito chegou na hora certa, em que ainda só está definido o traçado até a cidade de Panorama.
Segundo a Valec, essa proposta da região de Prudente reduzirá os custos entre R$ 3 e R$ 4 bilhões, pois haverá economia na implantação de duas pontes sobre o rio Paraná, além da redução de 450 quilômetros de trilhos.
O diretor Bento afirmou que grupo técnico da ANTT estará nos próximos 15 dias em Rosana para avaliar o aproveitamento da ponte sobre o rio Paraná. Já o diretor de Planejamento, Jair Galvão, disse que o debate é oportuno.
A Norte-Sul só definiu traçado de Estrela até Panorama, já tendo contratado projeto de Panorama a Chapecó e de Chapecó a Rio Grande. Bragato, em nome da Frente Parlamentar das Ferrovias, disse que o traçado na região de Prudente será muito importante para o desenvolvimento regional e para o Estado de São Paulo.
Também para tratar do assunto, o presidente da EPL (Empresa de Planejamento e Logística), Bernardo Figueiredo, que tem por finalidade planejar a logística no país para rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e hidrovias, deve comparecer na Assembleia na primeira quinzena de junho, convidado por Bragato para uma reunião da Frente.
PRESENTES – Estiveram presentes na reunião, os prefeitos da Alta Paulista, Ivo dos Santos (presidente da Amnap e prefeito de Adamantina), Luis Carlos Henrique da Cunha (Panorama), Maciel Corpa ( Pacaembu), Sílvio Ushijima ( Irapuru), Manoel Pereira dos Santos (São João do Pau D´Alho), Waldemar Siqueira Ferreira (Paulicéia), Luiz Carlos Molina (Nova Guataporanga).
Da Alta Sorocabana, participaram os prefeitos Milton Mello, “Tupã” (Presidente Prudente), Sandra Aparecida de Souza Kasai (Rosana) e Sidnei Caio da Silva Junqueira (Presidente Epitácio); Edemilson Carlos Domingues (vice-presidente de Panorama e presidente da Associação Comercial e Empresarial), André Ferreira da Silva (vereador de Panorama) e representantes de entidades como OAB de Prudente, Ciesp/Fiesp, Cooperativa das Indústrias Cerâmicas do Oeste Paulista (Incoesp), entre outras.