Amanhã (30), as paróquias de Dracena e região, celebram o dia de Corpus Christi, data em que os católicos comemoram o sacramento da Eucaristia. Tradicionalmente todos os anos, os fiéis se reúnem desde cedo para preparar um grande tapete confeccionado na maioria das vezes artesanalmente com materiais recicláveis.
Em Dracena, a igreja Nossa Senhora Aparecida (Matriz), terá a solene hora santa eucarística das 17h às 18h15, após, às 18h30, celebração eucarística e, às 19h30, solene procissão luminosa pelas ruas próximas a Matriz.
Este ano, as ruas não serão enfeitadas, apenas os arcos da igreja serão decorados com alimentos que posteriormente serão doados as pastorais.
Aqueles que quiserem fazer uma contribuição podem doar até o período da manhã de Corpus Christi, cobertores, alimentos e produtos de higiene pessoal, na secretaria da Matriz.
Na paróquia São Francisco de Assis, no bairro São Francisco, haverá missa às 16h, após procissão em volta ao quarteirão da igreja. As ruas serão enfeitadas com produtos de higiene, limpeza, cobertores e alimentos. Os produtos serão doados aos moradores do bairro que necessitam.
No Santuário Diocesano Nossa Senhora de Fátima, na Vila Barros, haverá adoração às 16h, na capela São Judas Tadeu e, em seguida, às 17h, os fiéis seguirão em procissão para o Santuário. O percurso será decorado com produtos de limpeza e higiene pessoal.
TUPI PAULISTA – Haverá missa às 16h, na paróquia Nossa Senhora da Glória. Após, procissão que sairá da Matriz, na rua Tiradentes e seguirá até a capela Nossa Senhora Aparecida, para a bênção do santíssimo. A rua será enfeitada com pó de serra colorido, cascas de ovos, tampinhas de garrafa e areia. A missa será celebrada pelo padre Valdo.
JUNQUEIRÓPOLIS – Missa às 16h, na paróquia Santo Antônio, em seguida, procissão que dará a volta no quarteirão e seguirá novamente até a paróquia para bênção do santíssimo. Os enfeites serão com alimentos, que após, serão doados as pessoas carentes do município. A missa será celebrada pelo padre Ângelo.
PANORAMA – Missa às 16h, na paróquia São José, e após, procissão com volta do quarteirão da paróquia. O percurso será enfeitado com roupas que posteriormente serão doadas para a campanha do agasalho. A missa será celebrada pelo padre José Ferreira Domingos.
MONTE CASTELO – Missa às 18h, na paróquia Santa Cecília, em seguida, procissão que percorrerá algumas ruas da cidade. Esse ano, as ruas não serão enfeitadas. A missa será celebrada pelo padre Mauro Polon.
NOVA GUATAPORANGA – Missa às 8h30, na paróquia Nossa Senhora Aparecida, após, procissão que dará a volta no quarteirão da igreja. As ruas serão enfeitadas com cartazes e TNT confeccionados pelos alunos da catequese.
PACAEMBU – Missa às 16h, em seguida procissão que dará a volta no quarteirão. Saída em frente à paróquia Nossa Senhora das Graças. A partir deste ano, as ruas da procissão serão enfeitadas com 500 metros de tapetes, doados através do programa “Tapete Missionário”, todo ano, esses tapetes confeccionados pelos setores missionários com crochê, fuxico e retalhos serão aproveitados. A missa será celebrada pelo padre Vagner.
SÃO JOÃO DO PAU D’ALHO – Missa às 17h30, na paróquia São Judas Batista, após, procissão em volta da praça. O percurso será enfeitado com juta (fibra vegetal extraída de uma planta), maquete da paróquia, entre outros enfeites. A missa será celebrada pelo padre Milton.
SANTA MERCEDES – Haverá missa às 8h30, na paróquia Nossa Senhora das Mercês, em seguida, a procissão sairá em frente da paróquia e seguirá até a Praça Alípio Bedaque para a bênção final. Não haverá enfeite no percurso.
PAULICÉIA – Missa às 16h30, na paróquia São Pedro, após, procissão com volta no quarteirão da igreja. Nas quatro paradas de reflexão, o tema será ‘Ano da fé e juventude’ e, igreja e comunidade/comunidade’.
OURO VERDE – Haverá missa às 18h, na paróquia Nossa Senhora Aparecida, em seguida, a procissão segue em volta da praça no centro na cidade. O trajeto da procissão será enfeitado com desenhos em TNT dos símbolos como, por exemplo, cálice, pombas e santos. A missa será celebrada pelo padre Adriano Alves Pereira.
IRAPURU – Missa às 17h, na paróquia Santa Genoveva, em seguida, procissão. Este ano, as ruas serão decoradas com pó de serra, tapete de feltro desenhado e mantas que serão doadas para a campanha do agasalho. A missa será ministrada pelo padre Adriano.
Todas as paróquias ouvidas pela reportagem informaram que caso chova, não haverá procissão e a decisão da confecção dos tapetes será decidida próximo ao horário do evento.